Visita del Prepósito General a los Teatinos del Brasil

Una vez más nos acercamos a ustedes, queridos hermanos teatinos, para recordar que nuestro prepósito general, Rvdmo. P. Salvador Rodea González, C. R., ha realizado una intensa visita a los teatinos de la provincia «Paulo VI», del Brasil.

La visita que venimos comentando en los últimos boletines y de la cual hemos recibido distintos testimonios que nos muestran el modo en el cual se desarrolló y el impacto que generó en nuestros hermanos del gigante sudamericano, se ha concluido con un saldo altamente positivo.

En diferentes registros fotográficos se ha podido observar el obsequioso efecto multicolor de una presencia que se nutre de comunión y esperanza.

Deseamos que la semilla sembrada entre los teatinos de Brasil durante estos días dé fruto abundante. Por otra parte, hemos recibido con entusiasmo el regreso de nuestro padre general a Sant’Andrea della Valle este mismo día 16 de octubre del 2015, dispuestos a compartir lo que vivió en Brasil.

¡Dios nos guíe por sendas nuevas!

Y en el marco de la visita de nuestro Prepósito General al Brasil, compartimos el testimonio del R.P. João Marcos Boranelli, C.R., quien escribe a nuestra redacción la siguiente carta:

Caro pe. Marcelo, boa noite!

Lhe escrevo com alegria para compartilhar da alegria que a visita fraterna de nosso Prepósito Geral, Pe. Salvador, nos causou, nestes dias em que teve a possibilidade de estar conosco e compartilhar de nossa experiência fraterna, visitando nossas casas e tendo contato com os nossos leigos, nas paróquias por nós atendida.

Sua visita, nas casas teatinas no interior de São Paulo, teve início no dia 08 de Outubro, comum almoço fraterno, na casa Religiosa de Taquarituba, na qual se fizeram presentes todos os padres teatinos da região, juntamente como nossos postulantes. Pe. Salvador nos dirigiu palavras de ânimo e incentivo em nosso ministério. Um almoço fraterno em clima de grande alegria e serenidade. Neste foi estabelecida sua programação de visita as nossas casas.

Na quinta feira, dia 08, as 19:30 hs, presidiu a Eucaristia na Paróquia Santa Cruz em Timburi, atendida pelo Pe. Erconides Lealdine, CR.

Na sexta feira, dia 09, se fez presente na Paroquia Santo Antônio, atendida por mim, pe. João Marcos e pe. Alison. Nesta noite estávamos em novena preparatória à festa da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, e pe. Salvador presidiu a Santa missa, sendo concelebrada por nós e pelo Prepósito Provincial, Pe. Tacílio, e também pelo Pe. Misael da comunidade de Guarulhos, que fez questão de se fazer presente. Em sua homilia, convidou o povo a cuidar dos padres e a rezar por eles. Após a Santa Missa, se fez presente junto ao povo, na quermesse da Igreja. Juntamente com nosso Prepósito Provincial, dormiu em nossa casa teatina e foi um momento de acolhimento e fraternidade. Durante do dia 10, sábado, compartilhamos nossas experiências e pe. Salvador foi conhecer nossas capelas, e conhecer também um pouco do trabalho por nós realizado nesta Paróquia de Santo Antonio.

Na tarde do sábado dia 10, foi presidir a Santa Missa na comunidade Paroquial de São Roque em Taquarituba, atendida pelos Padres José Sergio e Daniel. A comunidade o recepcionou com uma janta e tiveram a oportunidade de estar com ele após a Santa Missa.

No domingo, dia 11 pela manhã, pe. Salvador presidiu a Santa Missa na cidade de Fartura, berço dos teatinos no Brasil. Sua primeira missa foi na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, coordenada pelo Pe. Nailson e depois a noite, celebrou na Matriz de Nossa Senhora das Dores, que tem como pároco, o Revmo. Pe. Osman Procópio da Silva, CR.

Tendo pernoitado em Fartura, na segunda feira pela manhã, dia 12 de Outubro, Solenidade de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, presidiu a Santa Missa no santuário São Judas Tadeu de Avaré, juntamente com os padres Lucas Miguel Nunes e Pe. Alcides Piquilo, um padre teatino que esta inovando, com o lançamento de sua carreira musical.

Após o almoço, nossos superiores Provincial e Geral seguiram viagem para Sorocaba, residência do Prepósito Provincial.

Assim foi a estadia de nosso Prepósito Geral nestas terras do interior de São Paulo. Como ressaltou pe. Misael em um de seus pôsteres via facebook: “isto nos enche de alegria…que a visita do geral nos anime ainda mais”

Com toda certeza foi um encontro de fraternidade, entre irmãos, que nos traz a esperança da renovação para as comunidades teatinas do Brasil e para toda a Ordem.
Um grande e fraterno abraço a ti, caro pe. Marcelo e aos irmãos desta distinta casa de Sant’Andrea e das demais províncias.

Att. Pe. João Marcos Boranelli, CR – Secretário Provincial

Deja un comentario

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *