Viñetas de la visita del Prepósito General a los teatinos de Brasil

Como ya lo informáramos en Teatinos en camino, año I, n.º 2, nuestro prepósito general, Rvdmo. P. Salvador Rodea González, C.R., se encuentra en Brasil, compartiendo la vida cotidiana de los Teatinos que conforman la Provincia «Paulo VI», como también los acontecimientos que indican un mayor crecimiento y un aumento de la sedimentación carismática de aquella provincia.

Su llegada a Guarulhos fue saludada con entusiasmo por todos los miembros de la comunidad religiosa, que anima el R. P. José Francisco Antunes, C. R., junto con el R. P. Misael Germano do Nascimento, C. R. También los ecos vibrantes del gozo de esta visita se extendieron a los laicos que dan porte a tantas actividades que se llevan a cabo en la comunidad de São Geraldo, en Guarulhos.

De este modo, nuestro querido cronista en Brasil, el hermano Blener Domingues, C.R., ha querido dejarnos en el entusiasta mensaje en portugués que nos ha enviado, los trazos principales de una colorida viñeta fraterna. Les invito a compartirla.

Bom dia, Padre Marcelo!

[…]

Eu preparei um resumo da primeira parte da visita do Padre Geral.

No primeiro dia da visita de nosso Preposito Geral Padre Salvador Rodea González, C.R. no dia 01 de outubro, após sua chegada ao Brasil e recebido pelos irmãos e postulantes no aeroporto, Padre Salvador teve seu primeiro compromisso celebrar a santa missa com a comunidade paroquial de São Geraldo que há muitos anos é animada pelo carisma teatino, nesta missa foram convidados todos os membros da família secular teatina que se fizeram presentes e animados pelo contato com o novo padre geral.

Na celebração eucarística Padre Salvador, destacou dois pontos em sua reflexão. O primeiro ponto foi sobre o trabalhar com alegria, recordando que devemos servir com amor e alegria, sem jamais reclamar e confiar inteiramente na Divina Providência.

O segundo ponto refletido foi sobre a paz, o Padre Geral exortou a todos para serem homens e mulheres de paz sobre tudo em nossos relacionamentos, estabelecendo assim o sinal sensível do amor de Deus por cada um de nós.

Ao término da celebração eucarística Padre Salvador foi acolhido pela Família Secular Teatina, expressando a alegria deste momento numa bonita confraternização, onde o Padre Geral pôde falar algumas palavras de incentivo aos leigos que vivem nosso carisma.

No dia seguinte, na sexta feira dia 02/10, Padre Salvador visitou com o Padre José Francisco, C.R. as Obras Sociais da Paróquia São Geraldo, que tem por lema o ensinamento de São Caetano “Mão da palavra e no necessitado”. As obras sociais trabalham com as minorias e as mais necessitadas de nossa sociedade desde as crianças até os idosos, desenvolve também um trabalho com moradores em situação de rua, propondo a eles uma nova vida.

Na parte da tarde, aconteceu um encontro com a comunidade formativa do Seminário São Caetano, onde pôde conhecer um pouco da história dos Teatinos no Brasil e conversar com os estudantes de filosofia e teologia, respondendo perguntas e esclarecendo dúvidas sobre as propostas deste novo governo. E aqui gostaria de destacar a fala do Padre Geral acerca de suas prioridades neste sexênio: Fortalecer a Formação dos futuros teatinos e a urgente situação de nossa Fraternidade. Essas duas prioridades nos encheram de esperança e nos possibilitou a sonhar com mudanças e a chegada de um período mais dinâmico e carismático.

Ainda na noite de sexta feira, o Padre Geral se encontrou com os membros do Apostolado da Oração e celebrou a missa votiva ao Sagrado Coração de Jesus, na matriz de São Geraldo, onde se despediu da comunidade paroquial.

Nesta mesma sexta feira, as 22:00 h o Padre Geral, juntamente com os irmãos professos, postulantes e membros da família secular teatina saíram em viagem para a cidade de Timóteo/MG para a ordenação presbiteral do Diácono Bruno, C.R.

Depois de 14 horas de viagem, todos foram recebidos para o almoço e depois cada um foi acolhido nas casas de irmãos leigos da comunidade paroquial para o descanso até a hora da ordenação.

Dia 04/10 aconteceu a ordenação do diácono Bruno Reis, C.R. na cidade de Timóteo/MG cidade essa onde nasceu e deu seus primeiros passos na vida cristã. A Igreja Matriz de São Sebastião, ficou repleta de fiéis, amigos e familiares do diácono, formando um bonito povo que foi testemunha de um sim generoso ao projeto de Deus. Esteve presentes também alguns Padres Teatinos que vieram de suas comunidades prestigiar esse momento feliz para toda a província. O bispo que o ordenou foi o bispo teatino Dom Gorgonio, C.R., bispo diocesano de Itapetininga/SP. No final da celebração representando toda a Ordem dos Clérigos Regulares – Teatinos, Padre Salvador agradeceu a todos pela presença e pela acolhida. Incentivou ao Padre Bruno a ser eternamente grato a todos que o ajudaram a chegar ao sacerdócio, pediu que seja um pastor zeloso e cuidador do povo, que seja sempre disponível e amável com todos que o procurarem. E disse que ao neo-sacerdote que nunca se esqueça de viver e promover a fraternidade com seus irmãos religiosos.
O Padre Geral agora segue com sua visita em Minas Gerais.

Como la crónica del hermano Blener y el testimonio gráfico nos lo indican, nuestro prepósito general se dirigió a Minas Gerais, prosiguiendo su visita y con la intención de acompañar al diácono Bruno Reis, C. R., en el día de su ordenación sacerdotal.

Desde Minas Gerais escribe Washington Vieira, contando los eventos que publicamos a continuación.

Nestes últimos três dias nós Irmãos Teatinos, presbiteros e professos da Casa Religiosa Santo André Avelino de Contagem /MG muito nos alegramos com a presença fraterna do nosso DD. Reverendíssimo Sr. Pe. Salvador Rodea Gonzalez, C.R. Preposito Geral. Ficamos encantados com sua simplicidade, acolhida e simpatia. Hoje queremos agradecer a Deus que através do Espírito Santo nos concedeu a graça desse novo governo que está se fazendo no serviço, caridade, fraternidade e pastoreio. Obrigado Padre Geral pela sua disposição em nos servir como o primeiro irmão. Nesta oportunidade antes de sua ida para Fartura /SP ao lado do nosso Preposito Provincial Pe. Tacílio partilhamos juntos o café da manhã e celebramos o Santo Oficio Divino das Horas na nossa Capela Particular.

Washington Vieira

Desde el corazón verde de América del Sur sigue palpitando el sentimiento teatino, que se hace oración por nuevas vocaciones y canto de alabanza por la perseverancia de los que ya profesaron el institutum de los Clérigos Regulares, tal como lo pergeñaron Juan Pedro Carafa y san Cayetano de Thiene. Gracias a nuestro hermanos de Brasil por sus esfuerzos y a nuestro prepósito general por animarnos a estar en permanente actitud de misión y confraternización.

Deja un comentario

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *